Quarta, 20 de Outubro de 2021
87 996048999
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão mista debate crise migratória internacional nesta sexta-feira

Alexandre Noronha/Amazônia Real Confronto na fronteira Brasil-Peru entre polícia e imigrantes que queriam ir para o Equador A Comissão Mista Perm...

07/10/2021 22h20
19
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Confronto na fronteira Brasil-Peru entre polícia e imigrantes que queriam ir para o Equador - (Foto: Alexandre Noronha/Amazônia Real)
Confronto na fronteira Brasil-Peru entre polícia e imigrantes que queriam ir para o Equador - (Foto: Alexandre Noronha/Amazônia Real)

A Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados promove nesta sexta-feira (8) audiência pública virtual para discutir a situação internacional dos migrantes e refugiados sob a ótica da perspectiva dos direitos humanos.

O debate foi proposto pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a comissão. "Na audiência, poderemos nos aprofundar sobre a situação dos desastres ambientais no Haiti e os consequentes fluxos migratórios, a manutenção da política de expulsão de migrantes por parte dos Estado Unidos, o cenário da migração venezuelana no Brasil e sobre a real dimensão do conflito no Afeganistão, entre outros temas da agenda internacional de migração e refúgio", justifica o senador.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
- o representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) para a América do Sul, Jan Jarab;
- o representante adjunto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Federico Martinez;
- o oficial regional de Políticas e Articulação do escritório regional para a América do Sul da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Ezequiel Texidó;
- o defensor público federal e coordenador do Grupo de Trabalho Nacional para Migrações, Apatridia e Refúgio da Defensoria Pública da União (DPU), João Freitas de Castro Chaves;
- o procurador da República e coordenador nacional do Grupo de Trabalho "Migração e Refúgio" da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (MPF), André de Carvalho Ramos; e
- a professora do Departamento de Antropologia e do PPGAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Ângela Facundo.

A audiência interativa, realizada em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos do Senado, está marcada para as 10 horas. Os interessados podem participar ao vivo por meio do portal e-Cidadania.

A comissão, criada em 2019, tem como missão fiscalizar e monitorar questões que tratem de movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e sobre os direitos dos refugiados. O colegiado tem como vice-presidente a deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) e o relator é o deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.