Quarta, 20 de Outubro de 2021
87 996048999
Senado Federal Senado Federal

Comissão Senado do Futuro vai debater superação do déficit educacional na pandemia

A Comissão Senado do Futuro vai debater soluções para a superação do déficit de aprendizagem provocado pela pandemia de covid-19. Requerimento com ...

08/10/2021 10h40
14
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Volta às aulas na rede pública de Cachoeiro do Itapemirim (ES): crise sanitária causou perda no aprendizado e acentuou desigualdades - Márcia Leal/PMCI
Volta às aulas na rede pública de Cachoeiro do Itapemirim (ES): crise sanitária causou perda no aprendizado e acentuou desigualdades - Márcia Leal/PMCI

A Comissão Senado do Futuro vai debater soluções para a superação do déficit de aprendizagem provocado pela pandemia de covid-19. Requerimento com esse objetivo foi aprovado nesta sexta-feira (8) em reunião deliberativa do colegiado.

Autor do requerimento (REQ 13/2021 - CSF), o presidente da CSF, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), aponta que a descontinuidade das atividades educacionais e a dificuldade de acesso a aulas remotas na educação pública por período tão longo são fatores agravantes das lacunas de aprendizagem e aumentam a desigualdade entre estudantes de distintas origens sociais. Segundo Izalci, todas as esferas do poder público precisam refletir e propor mecanismos para enfrentar o problema. 

"A pandemia mostrou claramente a realidade das escolas brasileiras, desde as grandes deficiências na infraestrutura física até a precariedade ou a ausência de acesso às tecnologias que são determinantes para a vida contemporânea. O momento exige, portanto, a articulação de todas as esferas do poder público e dos diferentes atores sociais que contribuem para as causas da educação básica", aponta.

Para audiência — que ainda será agendada  serão convidados o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabelo, e representantes do Conselho Nacional de Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Outros requerimentos

O colegiado também aprovou outros requerimentos para audiência pública. Uma delas debaterá as novas modalidades da economia colaborativa como instrumentos de inclusão produtiva (REQ 12/2021 - CSF). Outro debate aprovado pelos senadores (REQ 14/2021 - CSF) tratará da organização e consolidação de política pública de Estado para a agricultura irrigada no país. As datas dos encontros serão definidas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.