O volume de serviços na Paraíba apresentou o 9º maior recuo do país em um ano, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, a retração foi de 10,9%, maior do que a média nacional, de 7,8%.
Os índices mais negativos do país foram verificados no Nordeste, em que quase todos estados da região ocupam as primeiras posições no ranking nacional de maiores reduções.
Entre os estados nordestinos, o primeiro lugar é ocupado por Alagoas, com perda de 16,1%; seguido pelo Rio Grande do Norte, com 15,7%; Sergipe, com 15,1%; Bahia, com -14,8%; Piauí, com 14,5%; Ceará, com -13,6%; e Pernambuco, com 12,4%.
Quanto à receita nominal, no acumulado de 12 meses, o setor paraibano com redução de 10,6% também teve uma retração maior que a média brasileira de 7,1%. A redução observada no estado foi ainda a 10ª maior do país.
Frente ao mês de novembro, a variação foi positiva de 1%, tanto no volume de serviços, como na receita nominal do setor no estado. Esses indicadores ficaram acima dos resultados nacionais, de menos 0,2% e 0,7%, respectivamente.