Sexta, 18 de Junho de 2021
87 996048999
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão rejeita projeto que exige estepe idêntico aos pneus do carro

Proposta ainda terá de ser analisada pelo Plenário da Câmara

06/05/2021 21h15
13
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Jaqueline Cassol, relatora da proposta - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Jaqueline Cassol, relatora da proposta - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou na quarta-feira (5) proposta que obriga fabricantes de veículos a prover estepe (pneu e roda sobressalentes) idêntico ao demais instalados no veículo.

A relatora, deputada Jaqueline Cassol (PP-RO), recomendou a rejeição do Projeto de Lei 82/15, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), dos dois apensados e do substitutivo aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor.

“O uso do estepe é exclusivamente de caráter emergencial”, explicou Jaqueline Cassol. “Todos os automóveis comercializados no Brasil seguem as normas vigentes quanto aos equipamentos obrigatórios e de seguranc?a”, continuou.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, ao rejeitar essa mesma proposta em 2018, entendeu que o assunto é de ordem técnica. Assim, a decisão caberia ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por causa dos pareceres divergentes nas comissões designadas para analisar o mérito, perdeu o caráter conclusivo e será analisado pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.